Quem é o verdadeiro animal irracional???



Hoje foi um dia atípico de aula pois os alunos estavam de maneira mais "natural" possível... Como assim?? - vocês podem se perguntar, natural significa todos os bichos estavam soltos, todos os cavalos todos os tubarões, todos os porcos e também todos os pássaros(só que estes estavam voando sem prestar atenção em nada a sua volta).

Final de ano, ainda mais quando se encerra o conteúdo programado, você tem que fazer algo diferente para chamar a atenção dos alunos, já que os bichos estão soltos que tal explicar a diferença entre narração e descrição? -Ah!!! mas os alunos já sabem a diferença!!! Pergunte então!!! Você vai se surpreender com a resposta.

Dia atípico? Produção de texto atípico!!! Tente seguir os passos:



  1. Divida o quadro;

  2. Peça para os alunos ditarem à você somente caracteristícas de alguns animais (somente substantivo);

  3. Peça agora para ditarem à você somente as caracteristicas de alguns seres humanos ( tente "induzir" as características deles)

  4. Agora peça para eles juntarem tudo e transformarem essas características em um animal raro.


O engraçado será que todos irão rir... e na hora de dar o nome então... só tome cuidado para não virar bagunça! Junto com eles faça um texto de descrição do animal lembrando-se de tudo!!!! Agora explique as perguntas que devem ser respondidas em uma narração(quem?quando?por quê?onde? o que ocorreu?e como acabou?)Divida os alunos em grupos e peçaà eles escreverem uma história, usando esse animal.
Para finalizar peça para eles desenharem todos os personagens envolvidos, inclusive o inventado, recorte e cole em palitos estenda um lençol e faça um teatro... vocês irão notar que zoológico maravilhoso será criado... Tire fotos, digite as histórias, monte um livro ou quem sabe até uma caixa com todos os bichos soltos!!!!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pra ver se cola - Los Hermanos

Antigamente