Temas de Redação 2016
1° Bimestre
A Preservação do Meio Ambiente
Data de entrega: 26.02.2016

Meio Ambiente

O meio ambiente é algo muito preciso, uma das relíquias do ser humano, o planeta terra é algo tão bom, tão raro, todo o meio ambiente que nele existe deveria ser bem cuidado ter seu devido valor dado, mas muitas pessoas sem respeito não dão tanta importância para essa relíquia que continua sendo poluída constantemente.
Poluir o meio ambiente é um crime que muitas pessoas estão cometendo indiscriminadamente, e essas pessoas que poluem indiscriminadamente não estão pensando num futuro que pode ter muita poluição no meio ambiente.




Dado os dois textos cima o primeiro parágrafo de seu texto - a introdução.
A introdução é o primeiro parágrafo da dissertação- redação- e ela deve conter, pelo menos, duas estruturas: apresentação (ou contextualização) do tema e apresentação das ideias que serão apresentadas no seu texto (que é formada pelas ideias principais de cada parágrafo de desenvolvimento).
Sua introdução deverá conter no mínimo 5 e no máximo 7 linhas.


O Direito à Educação
Data de entrega 04.03.2016


‘ Toda a pessoa tem direito à educação. A Educação deve ser gratuita, pelo menos a correspondente ao nível elementar fundamental. O ensino elementar é obrigatório. ’
Artigo 26, Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948
Direito à Educação

O Direito à educação é parte de um conjunto de direitos chamados de direitos sociais, que têm como inspiração o valor da igualdade entre as pessoas.
No Brasil este direito apenas foi reconhecido na Constituição Federal de 1988, antes disso o Estado não tinha a obrigação formal de garantir a educação de qualidade a todos os brasileiros, o ensino público era tratado como uma assistência, um amparo dado àqueles que não podiam pagar. Durante a Constituinte de 1988 as responsabilidades do Estado foram repensadas e promover a educação fundamental passou a ser seu dever:

“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. ”
Constituição Federal de 1988, artigo 205.

Além da Constituição Federal, de 1988, existem ainda duas leis que regulamentam e complementam a do direito à Educação: o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990; e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996. Juntos, estes mecanismos abrem as portas da escola pública fundamental a todos os brasileiros, já que nenhuma criança, jovem ou adulto pode deixar de estudar por falta de vaga.
 É direito da criança e do adolescente:
  • ter acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência;
  • ser respeitado por seus educadores;
  • ter igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
  • direito de contestar os critérios de avaliação, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

São deveres dos pais:
  • matricular seus filhos (ou pupilos) na escola;
  •   acompanhar a freqüência e aproveitamento de suas crianças e adolescentes na escola.
  • O descumprimento destes deveres pode ser identificado como crime de abandono intelectual (quando a criança não é matriculada na escola), ou infração administrativa (quando os pais não acompanham o desenvolvimento no aluno na escola).

É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:
  •  ensino fundamental (da 1ª à 8 série), obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;
  •  ampliar gradativamente a oferta do ensino médio (colegial);
  • atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência (de preferência na rede regular de ensino);
  • atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade;
  •   acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística;
  • oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador;
  • atendimento no ensino fundamental, através de programas que garantam material didático-escolar,
  •  transporte, alimentação e assistência à saúde.
  •     Caso a garantia do ensino público obrigatório e oferecido de maneira regular seja descumprida, o Poder Público pode ser responsabilizado (artigo 209, §2º da Constituição Federal), e o chefe do executivo (prefeito, governador) pode até mesmo ser deposto.


Desenvolvimento de uma Redação

O desenvolvimento é a redação propriamente dita. No desenvolvimento, o aluno deverá discutir os argumentos apresentados na Introdução. Em cada parágrafo, escreve-se sobre um, e somente um, argumento.

Os parágrafos argumentativos da redação, além do que estudamos juntamente com a introdução, podem ser feitos de diversas maneiras diferentes:

01) Hipótese:
Apresentar hipótese no desenvolvimento é a tentativa de buscar soluções, apontando prováveis resultados. Na hipótese, o aluno mostra estar interessado pelo assunto e disposto a encontrar soluções, para melhorar a situação. Com a hipótese, praticamente, não se corre o risco de apenas expor o assunto.

02) Paralelismo:
Trabalhar com o paralelismo, no desenvolvimento, é apresentar um mesmo assunto com diferentes enfoques, é apresentar correspondência entre idéias ou opiniões diferentes em relação ao mesmo argumento. Por exemplo, em se tratando de informática, discutir sobre o mercado de trabalho, não apenas argumentando que a máquina tomou o lugar do homem, mas também apresentando o aumento de emprego na área, os recursos técnicos disponíveis, a comodidade, etc…

03) Bilateralidade:
Trabalhar com a bilateralidade é apresentar aspectos positivos e aspectos negativos, pontos favoráveis e pontos desfavoráveis do argumento. É trabalhar com os “prós e contras”, sem dar ênfase a apenas um deles.

Procure trabalhar com apenas dois parágrafos no desenvolvimento: um com os aspectos favoráveis; outro com os desfavoráveis.

04) Oposição de idéias:
Trabalhar com oposição de idéias é explorar com o mesmo interesse crítico dois pólos que sustentam a discussão. Por exemplo, em se tratando de educação infantil, explorar a educação masculina e a educação feminina com o mesmo interesse, mostrando as diferenças existentes.

05) Causas e consequências:
Trabalhar com causas e conseqüências é apresentar, em um parágrafo, os aspectos que levaram ao problema discutido e, em outro parágrafo, as suas decorrências.

06) Exemplificação:
Seja qual for a introdução, a exemplificação é a maneira mais fácil de se desenvolver a dissertação.
Devem-se apresentar exemplos concretos, que sejam importantes para a sociedade. Argumente sobre personagens históricas, artísticas, políticas, sobre fatos históricos, culturais, sociais importantes.

Frases-modelo, para o desenvolvimento:
    Apresento, aqui, algumas frases que podem ajudar, para iniciar o desenvolvimento. Não tomem estas frases como receita infalível. Antes de usá-las, analise bem o tema, planeje incansavelmente o desenvolvimento, use sua inteligência, para ter certeza daquilo que será incluso em sua dissertação. Só depois disso, use estas frases:

Frases Modelo:
Frases para parágrafos causas e consequências:

Ao se examinarem alguns …, verifica-se que … . Pode-se mencionar, por exemplo, …
Em conseqüência disso, vê-se, a todo instante, …
Frases para parágrafos prós e contras:

Alguns argumentam que …. . Além disso … . Isso sem contar que ….
Outros, porém, ….. . Há registros históricos de ……. que …….
Frases para parágrafos trajetória histórica:

Antigamente, quando … , percebia-se que …
Atualmente, observa-se que …
Em conseqüência disso, nota-se …
Outras frases:

Dentre os inúmeros motivos que levaram o …… é incontestável que …..
A observação crítica de fatos históricos revela o porquê de ……
Fazendo um estudo de ……. , percebe-se, por meio de …… , ….
Ligação entre os parágrafos do desenvolvimento:
É muito importante que os parágrafos do desenvolvimento tenham ligação, a fim de que não transformem a dissertação em uma seqüência de parágrafos desconexos. Segue, a seguir, uma série de frases para a ligação entre os parágrafos.

Além disso …
Outro fator existente …
Outra preocupação constante …
Ainda convém lembrar …
Por outro lado …
Porém, mas, contudo, todavia, no entanto, entretanto …


Escreva sua redação, seguindo o modelo visto em sala de aula: introdução, desenvolvimento e conclusão. Escreva com objetividade, sem transmitir emoções ou sentimentos. Use o padrão culto de linguagem

Mínimo 15 máximo 20 linhas.


O computador na nossa vida

Data entrega 11.03.2016

A Importância do computador em nossas vidas

               O computador é uma máquina que veio revolucionar. Atualmente tornou-se indispensável ao nosso dia-a-dia e está presente nos ambientes que frequentamos, seja em casa, na escola, no trabalho, em  bibliotecas etc.
               Por ser um instrumento capaz de armazenar grande número de informação e tem enorme agilidade em fazer cálculos e processar dados, é uma das principais ferramentas de trabalho em todos os setores da sociedade atual.
               Hoje em dia o uso do computador é de suma importância na sociedade, sendo aplicado em todas as áreas: medicina, educação, agricultura, engenharia, dentre outras, usado em cadastros médicos, construção de edifícios e equipamentos de alta sofisticação indispensáveis na ciência moderna.
               O computador é necessário porque a rapidez, organização e confiabilidade que ele permite é de grande importância nos dias de hoje com essa era tecnológica, possibilitando uma economia de tempo e ganho na qualidade, o que facilita a vida de qualquer pessoa.


A Dependência Tecnológica: a nova forma de dependência na Sociedade moderna

Muito se fala das dependências químicas (drogas, cigarros, bebidas e etc), psíquica, de medicamento e etc, mas uma nova forma de dependência que está ocorrendo é a dependência tecnológica.
Esta é uma dependência moderna, silenciosa e que vem tomando espaço nos últimos anos, e tomou forma principalmente na última década. Infelizmente, essa dependência acaba passando despercebida, pois não envolve o uso de substâncias, como no caso das dependências químicas e não é detectada em exames, isto porque envolve a questão comportamental no uso das tecnologias.

                A popularização da internet está revolucionando a maneira como as pessoas se comunicam, principalmente com a utilização dos dispositivos móveis como ossmartphones e tablets. Particularmente nos últimos anos com as Socialware, termo utilizado por mim, para as Redes Sociais (facebooktwitter e etc ), tem tomado uma nova dimensão.
Os dispositivos móveis possibilitam a onipresença em qualquer lugar das pessoas e isto tem vantagens, mas se não for utilizado com parcimônia pode trazer uma série de inconvenientes. A principal vantagem é justamente a possibilidade de comunicação a qualquer momento e em qualquer lugar, obviamente desde que haja conectividade. Por outro lado, muitas vezes incorremos em uma falta de bom-senso, pois nos comunicamos em lugares pouco ortodoxos como em banheiros e etc.
Nunca antes na história da humanidade as pessoas estiveram tão conectadas e ao mesmo tempo tão isoladas. As pessoas estão deixando de lado a vida real para se dedicar a uma vida virtual na internet, em especial com o uso das Socialware. Isto é uma maneira inconsciente de se proteger, pois pode-se ter centenas e milhares de “amigos” sem realmente ter um real envolvimento. Isto porque sabemos que na vida real o número de amigos e familiares que realmente mantemos algum tipo de relacionamento se resume a algumas dezenas.
As pessoas estão dedicando mais tempo para a “vida” na Socialware do que para a vida real. Isto sem dúvida nenhuma é uma deturpação da realidade. Com asSocialware as pessoas estão se desligando do mundo real, pois criam um mundo paralelo e que representa apenas um subconjunto do mundo real. As pessoas estão se tornando transparentes, pois se está olhando através delas e não mais para elas.
Algumas pessoas estão tão viciadas que para se conseguir chamar a atenção delas é somente mandando um SMS ou uma mensagem pela Socialware, e isto ocorre mesmo que a pessoa esteja presente.
Obviamente que todos os recursos tecnológicos são bem-vindos e não conseguimos mais ficar sem eles, principalmente pelas comodidades que eles nos proporcionam. Contudo, é preciso que nos policiemos de modo a não nos tornamos viciados nessa nova forma de dependência tecnológica.


Seu texto deve ser escrito na norma culta da língua portuguesa;
Deve ter uma estrutura dissertativa-argumentativa;
Não deve estar redigido sob a forma de poema (versos) ou narração;
A redação deve ter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas escritas;

De preferência, dê um título à sua redação.

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