Temas de Redação 2016
1° Bimestre
A Preservação do Meio Ambiente
Data de entrega: 26.02.2016
Meio Ambiente
O meio ambiente é algo muito preciso, uma das
relíquias do ser humano, o planeta terra é algo tão bom, tão raro, todo o meio
ambiente que nele existe deveria ser bem cuidado ter seu devido valor dado, mas
muitas pessoas sem respeito não dão tanta importância para essa relíquia que
continua sendo poluída constantemente.
Poluir o meio ambiente é um crime que muitas
pessoas estão cometendo indiscriminadamente, e essas pessoas que poluem
indiscriminadamente não estão pensando num futuro que pode ter muita poluição
no meio ambiente.
Dado os dois textos cima o primeiro parágrafo de seu texto -
a introdução.
A introdução é o primeiro
parágrafo da dissertação- redação- e ela deve conter, pelo menos, duas
estruturas: apresentação (ou contextualização) do tema e apresentação das
ideias que serão apresentadas no seu texto (que é formada pelas ideias
principais de cada parágrafo de desenvolvimento).
Sua introdução
deverá conter no mínimo 5 e no máximo 7 linhas.
O Direito à Educação
Data de entrega 04.03.2016
‘ Toda a pessoa tem direito à educação.
A Educação deve ser gratuita, pelo menos a correspondente ao nível elementar
fundamental. O ensino elementar é obrigatório. ’
Artigo 26, Declaração
Universal dos Direitos Humanos, 1948
Direito à Educação
O Direito à
educação é parte de um conjunto de direitos chamados de direitos sociais, que
têm como inspiração o valor da igualdade entre as pessoas.
No Brasil
este direito apenas foi reconhecido na Constituição Federal de 1988, antes
disso o Estado não tinha a obrigação formal de garantir a educação de qualidade
a todos os brasileiros, o ensino público era tratado como uma assistência, um
amparo dado àqueles que não podiam pagar. Durante a Constituinte de 1988 as responsabilidades
do Estado foram repensadas e promover a educação fundamental passou a ser seu
dever:
“A educação,
direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada
com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu
preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. ”
Constituição Federal de
1988, artigo 205.
Além da
Constituição Federal, de 1988, existem ainda duas leis que regulamentam e
complementam a do direito à Educação: o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA),
de 1990; e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996. Juntos,
estes mecanismos abrem as portas da escola pública fundamental a todos os
brasileiros, já que nenhuma criança, jovem ou adulto pode deixar de estudar por
falta de vaga.
É direito da criança e do
adolescente:
- ter acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência;
- ser respeitado por seus educadores;
- ter igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
- direito de contestar os critérios de avaliação, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
São deveres dos pais:
- matricular seus filhos (ou pupilos) na escola;
- acompanhar a freqüência e aproveitamento de suas crianças e adolescentes na escola.
- O descumprimento destes deveres pode ser identificado como crime de abandono intelectual (quando a criança não é matriculada na escola), ou infração administrativa (quando os pais não acompanham o desenvolvimento no aluno na escola).
É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:
- ensino fundamental (da 1ª à 8 série), obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;
- ampliar gradativamente a oferta do ensino médio (colegial);
- atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência (de preferência na rede regular de ensino);
- atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade;
- acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística;
- oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador;
- atendimento no ensino fundamental, através de programas que garantam material didático-escolar,
- transporte, alimentação e assistência à saúde.
- Caso a garantia do ensino público obrigatório e oferecido de maneira regular seja descumprida, o Poder Público pode ser responsabilizado (artigo 209, §2º da Constituição Federal), e o chefe do executivo (prefeito, governador) pode até mesmo ser deposto.
Desenvolvimento de uma Redação
O desenvolvimento é a redação propriamente
dita. No desenvolvimento, o aluno deverá discutir os argumentos apresentados na
Introdução. Em cada parágrafo, escreve-se sobre um, e somente um, argumento.
Os parágrafos argumentativos da redação,
além do que estudamos juntamente com a introdução, podem ser feitos de diversas
maneiras diferentes:
01) Hipótese:
Apresentar hipótese no desenvolvimento é a
tentativa de buscar soluções, apontando prováveis resultados. Na hipótese, o
aluno mostra estar interessado pelo assunto e disposto a encontrar soluções,
para melhorar a situação. Com a hipótese, praticamente, não se corre o risco de
apenas expor o assunto.
02) Paralelismo:
Trabalhar com o paralelismo, no
desenvolvimento, é apresentar um mesmo assunto com diferentes enfoques, é
apresentar correspondência entre idéias ou opiniões diferentes em relação ao
mesmo argumento. Por exemplo, em se tratando de informática, discutir sobre o
mercado de trabalho, não apenas argumentando que a máquina tomou o lugar do
homem, mas também apresentando o aumento de emprego na área, os recursos
técnicos disponíveis, a comodidade, etc…
03) Bilateralidade:
Trabalhar com a bilateralidade é apresentar
aspectos positivos e aspectos negativos, pontos favoráveis e pontos
desfavoráveis do argumento. É trabalhar com os “prós e contras”, sem dar ênfase
a apenas um deles.
Procure trabalhar com apenas dois parágrafos
no desenvolvimento: um com os aspectos favoráveis; outro com os desfavoráveis.
04) Oposição de idéias:
Trabalhar com oposição de idéias é explorar
com o mesmo interesse crítico dois pólos que sustentam a discussão. Por
exemplo, em se tratando de educação infantil, explorar a educação masculina e a
educação feminina com o mesmo interesse, mostrando as diferenças existentes.
05) Causas e consequências:
Trabalhar com causas e conseqüências é
apresentar, em um parágrafo, os aspectos que levaram ao problema discutido e,
em outro parágrafo, as suas decorrências.
06) Exemplificação:
Seja qual for a introdução, a exemplificação
é a maneira mais fácil de se desenvolver a dissertação.
Devem-se apresentar exemplos concretos, que
sejam importantes para a sociedade. Argumente sobre personagens históricas, artísticas,
políticas, sobre fatos históricos, culturais, sociais importantes.
Frases-modelo, para o desenvolvimento:
Apresento, aqui, algumas frases
que podem ajudar, para iniciar o desenvolvimento. Não tomem estas frases como
receita infalível. Antes de usá-las, analise bem o tema, planeje
incansavelmente o desenvolvimento, use sua inteligência, para ter certeza
daquilo que será incluso em sua dissertação. Só depois disso, use estas frases:
Frases Modelo:
Frases para parágrafos causas e consequências:
Ao se examinarem alguns …, verifica-se que …
. Pode-se mencionar, por exemplo, …
Em conseqüência disso, vê-se, a todo
instante, …
Frases para parágrafos prós e contras:
Alguns argumentam que …. . Além disso … .
Isso sem contar que ….
Outros, porém, ….. . Há registros históricos
de ……. que …….
Frases para parágrafos trajetória histórica:
Antigamente, quando … , percebia-se que …
Atualmente, observa-se que …
Em conseqüência disso, nota-se …
Outras frases:
Dentre os inúmeros motivos que levaram o ……
é incontestável que …..
A observação crítica de fatos históricos
revela o porquê de ……
Fazendo um estudo de ……. , percebe-se, por
meio de …… , ….
Ligação entre os parágrafos do
desenvolvimento:
É muito importante que os parágrafos do
desenvolvimento tenham ligação, a fim de que não transformem a dissertação em
uma seqüência de parágrafos desconexos. Segue, a seguir, uma série de frases
para a ligação entre os parágrafos.
Além disso …
Outro fator existente …
Outra preocupação constante …
Ainda convém lembrar …
Por outro lado …
Porém,
mas, contudo, todavia, no entanto, entretanto …
Escreva sua redação, seguindo o modelo visto
em sala de aula: introdução, desenvolvimento e conclusão. Escreva com
objetividade, sem transmitir emoções ou sentimentos. Use o padrão culto de
linguagem
Mínimo 15 máximo 20 linhas.
O computador na nossa vida
Data entrega
11.03.2016
A Importância do computador em nossas
vidas
O computador é uma máquina que
veio revolucionar. Atualmente tornou-se indispensável ao nosso dia-a-dia e está
presente nos ambientes que frequentamos, seja em casa, na escola, no trabalho,
em bibliotecas etc.
Por ser um instrumento capaz de
armazenar grande número de informação e tem enorme agilidade em fazer cálculos
e processar dados, é uma das principais ferramentas de trabalho em todos os
setores da sociedade atual.
Hoje em dia o uso do computador
é de suma importância na sociedade, sendo aplicado em todas as áreas: medicina,
educação, agricultura, engenharia, dentre outras, usado em cadastros médicos,
construção de edifícios e equipamentos de alta sofisticação indispensáveis na
ciência moderna.
O computador é necessário porque
a rapidez, organização e confiabilidade que ele permite é de grande importância
nos dias de hoje com essa era tecnológica, possibilitando uma economia de tempo
e ganho na qualidade, o que facilita a vida de qualquer pessoa.
A Dependência Tecnológica: a nova forma de
dependência na Sociedade moderna
Muito se fala das dependências químicas
(drogas, cigarros, bebidas e etc), psíquica, de medicamento e etc, mas uma nova
forma de dependência que está ocorrendo é a dependência tecnológica.
Esta é uma dependência moderna,
silenciosa e que vem tomando espaço nos últimos anos, e tomou forma
principalmente na última década. Infelizmente, essa dependência acaba passando
despercebida, pois não envolve o uso de substâncias, como no caso das
dependências químicas e não é detectada em exames, isto porque envolve a questão
comportamental no uso das tecnologias.
A popularização da internet está revolucionando a maneira como as pessoas se comunicam, principalmente com a utilização dos dispositivos móveis como ossmartphones e tablets. Particularmente nos últimos anos com as Socialware, termo utilizado por mim, para as Redes Sociais (facebook, twitter e etc ), tem tomado uma nova dimensão.
A popularização da internet está revolucionando a maneira como as pessoas se comunicam, principalmente com a utilização dos dispositivos móveis como ossmartphones e tablets. Particularmente nos últimos anos com as Socialware, termo utilizado por mim, para as Redes Sociais (facebook, twitter e etc ), tem tomado uma nova dimensão.
Os dispositivos móveis possibilitam a
onipresença em qualquer lugar das pessoas e isto tem vantagens, mas se não for
utilizado com parcimônia pode trazer uma série de inconvenientes. A principal
vantagem é justamente a possibilidade de comunicação a qualquer momento e em
qualquer lugar, obviamente desde que haja conectividade. Por outro lado, muitas
vezes incorremos em uma falta de bom-senso, pois nos comunicamos em lugares
pouco ortodoxos como em banheiros e etc.
Nunca antes na história da humanidade
as pessoas estiveram tão conectadas e ao mesmo tempo tão isoladas. As pessoas
estão deixando de lado a vida real para se dedicar a uma vida virtual na internet,
em especial com o uso das Socialware. Isto é uma maneira
inconsciente de se proteger, pois pode-se ter centenas e milhares de “amigos”
sem realmente ter um real envolvimento. Isto porque sabemos que na vida real o
número de amigos e familiares que realmente mantemos algum tipo de
relacionamento se resume a algumas dezenas.
As pessoas estão dedicando mais tempo
para a “vida” na Socialware do que para a vida real. Isto sem
dúvida nenhuma é uma deturpação da realidade. Com asSocialware as
pessoas estão se desligando do mundo real, pois criam um mundo paralelo e que
representa apenas um subconjunto do mundo real. As pessoas estão se tornando
transparentes, pois se está olhando através delas e não mais para elas.
Algumas pessoas estão tão viciadas que
para se conseguir chamar a atenção delas é somente mandando um SMS ou
uma mensagem pela Socialware, e isto ocorre mesmo que a pessoa
esteja presente.
Obviamente que todos os recursos
tecnológicos são bem-vindos e não conseguimos mais ficar sem eles,
principalmente pelas comodidades que eles nos proporcionam. Contudo, é preciso
que nos policiemos de modo a não nos tornamos viciados nessa nova forma de
dependência tecnológica.
Seu texto deve ser
escrito na norma culta da língua portuguesa;
Deve ter uma
estrutura dissertativa-argumentativa;
Não deve estar
redigido sob a forma de poema (versos) ou narração;
A redação deve ter
no mínimo 15 e no máximo 30 linhas escritas;
De preferência, dê
um título à sua redação.
Comentários