Lavora Arcaica - Rauan Nassar - Livro nº 90



O que dizer desse livro, não sei... pensei nele durantes três dias para digeri-lo e postar algo aqui. Achei difícil, essa narrativa é literalmente incestuosa e carregada de culpa, enfim pesado!
Trata-se de uma narrativa ficcional em 1ª pessoa, no início a história é muito turva, porém já percebemos no início que há algo errado com a família.
André é o narrador da história, ele inicialmente está em uma pensão onde Pedro, seu irmão mais velho vai buscá-lo.
Essa família mora em um ambiente rural, é numerosa e patriarcal. Impregnada de dogmas religiosos, percebe-se logo pois o livro muito se assemelha a parábola do filho pródigo. André foge para se livrar do amor pela irmã Ana, não consegui entender se houve relação sexual entre os dois, talvez até consiga perceber algo em uma 2ª leitura.
Ao retornarem para casa, a família fica em aparente paz, o pai manda fazer uma festa para comemorar o retorno do filho. Na festa Ana dança e se insinua para André e o pai ao perceber a mata.

Este livro, com certeza entrou na lista dos mais difíceis que já li, vocês podem perceber pela dificuldade em escrever essa resenha, precisei ler textos de apoio para entendê-lo melhor. Não sei se o indicaria para adolescentes, principalmente para compor leitura obrigatória para exames vestibulares, por certo perderíamos muitos leitores. Nesta leitura me perguntava a todo o momento: Como é a escolha dos cânones literários? 
Nesse caso iria preferir indicar uma lista com dez ou mais livros para eles. Desculpe a sinceridade, mas para ler este livro e entender a narrativa, o leitor deverá se dedicar muito.

Beijos
Até o próximo!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pra ver se cola - Los Hermanos

Antigamente