Livro nº 61

As Meninas - Lygia Fagundes Telles



Sim...sim...sim...comecei com Lygia Fagundes Telles. Confesso que nunca havia lido nenhum romance dela, apenas alguns fragmentos.
Vamos lá!!!! Antes vamos falar um pouquinho dessa autora. Contista e romancista, membro da Academia Brasileira de Letras, faz parte do Movimento Pós-Modernista, com 15 anos publica seu primeiro livro "Porão e Sobrado", forma-se em Direito pela USP, mas seu interesse maior sempre foi a literatura. A estreia oficial deu-se com um volume de contos "Prais Viva" em 1944. Aí temos várias obras publicas, por exemplo "As Meninas" publica em 1973.
Faz parte da Academia Paulista de Letras(1982), Academia Brasileira de Letras(1985) e Academia de Ciências de Lisboa(1987).
Recebeu inúmeros prêmios e foi indicada ao Nobel de Literatura em 2016 aos 92 anos de idade, diga-se de passagem a primeira mulher brasileira.
Ufa!!!! Só com essas poucas informações podemos perceber que ela é espetacular!
Alguns tratam esse romance como o mais importante de sua carreira, escrito em 1973, auge da Ditadura Militar Brasileira, mostra através de seu texto uma luta de liberdade, não só as protagonistas, mas de todos os envolvidos( que aparecem em poucas passagens).
 em nenhum momento ela utiliza de palavras de baixo calão para expressar os diálogos. Ao contrário a linguagem é coloquial e muito expressiva abandonando aqueles tons formais que muitas obras trazem.
Esse livro impressionou-me bastante, até porque não se tem personagens homens como centrais. O romance traz 3 meninas: Lorena, Lia e Ana Clara em suas vivências, isto é, seus devaneios, seus problemas e seus sonhos. Lembrando que o livro foi muito ousado por denunciar a tortura, o aborto e prostituição.
A  ambientação é em SP, todas estudantes da USP e moram em um pensionato de freiras(N. Senhora de Fátima), os encontros sempre acontecem no quarto de Lorena, uma espécie de bolha que as deixa longe de tudo e de todos, o refúgio "sagrado" e acolhedor. 
Bom para mim a história se passa em três dias(há controvérsias), muito difícil dizer exatamente; porque ele mistura tempo cronológico com tempo psicológico, há várias passagens das personagens em devaneios misturando passado e futuro. O que podemos precisar é que ocorre no final dos anos de 1960 onde política e cultura estavam em grande ascendência com ideias contrárias. Todo esse cenário é muito importante para que contexto do romance.
O romance mostra um mundo onde os ideais de esquerda não satisfazem duas das três personagens. Lorena e Ana Clara querem um vida burguesa, ajustada ao valores convencionais da época (Belas, recatadas e do lar); já Lia luta por uma sociedade utópica. Nesse ponto da leitura não consegui precisar quem estava certa ou errada, porque eram seus sonhos,suas vidas, cada um sonho e deseja com o que quiser, não é mesmo?
Os capítulos não recebem títulos e sim números e cada um é narrado por uma das personagens, então as vezes ficava perdida até me ambientar. Com isso ficamos sabendo de tudo sobre cada uma delas, de cada detalhe, Lorena é rica, família tradicionalista, a mãe é depressiva e sustenta um gigolô, apaixonada por um homem casado, tem um irmão que trabalha para Itamaraty,tem uma tragédia familiar, pai falecido e se gaba de ser virgem, mas se masturba em sua banheira. Já Lia é filha de baiana com um alemão desertor, em uma parte da narrativa Lia conta que o pai ao assistir um genocídio, foge se instalando no Brasil casa-se com uma baiana e faz tudo para sustentar a filha em SP, temos aí uma mulata com todo o seu cabelo encaracolado na trama, ela e seu namorado eram guerrilheiros, tanto que seu namorado foi exilado na Argélia e ela irá ao seu encontro.
Agora Ana Clara é a mais conturbada, as amigas a chamam de Ana Turva, linda e modelo,dependente química e alcoólatra, abusada sexualmente quando criança, com o consentimento de sua mãe. Tem uma fé que a medicina devolva sua virgindade para que possa casar com um noivo rico que lhe dará tudo o que ela nunca teve. Os capítulos de Ana Turva são os mais difíceis, por fazer uma narrativa da noia que ela se encontra.

Bom não darei spoiller da história, mas recomendo muito. Posso afirmar que não ficarei apenas nesse romance. Vale cada minuto do esforço. E´um livro que no final ele fecha o enredo de tal maneira que você demora pra querer saber o que acontece depois, não tive "luto literário", Apenas fechei o livro respirei fundo e pensei: 'GENIAL".
Abaixo coloco o link de uma entrevista de Lygia Fagundes Telles e o Filme.

Beijo...até o próximo.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pra ver se cola - Los Hermanos

Antigamente