INTRODUÇÃO Á LITERATURA




1.1.ORIGEM:


A literatura está ligada a escrita, portanto sua origem se perde na noite dos tempos. Não há um único marco histórico do surgimento da escrita, já que os desenhos das cavernas são considerados escritos antigos. O hieróglifo é uma escrita do antigo Egito.

Desde que apareceu o ser humano, ele teve vontade de deixar resquícios de sua passagem pelo mundo. O homem sempre quis deixar sua marca para a posteridade, como é que ele fazia para caçar, mostrar seus feitos, seu heroísmo, sua força, dinamismo, coragem. Também quis mostrar como era o seu povo, os animais, o meio ambiente da época. Já estava-se definindo o que é literatura.

A literatura para ter um determinado valor, só pode ser escrita. Os livros demoraram muito para aparecer, daí os textos literários também demorarem muito para surgir.
A evolução do livro foi muito lenta, com isto o desenvolvimento humano também foi lento, uma vez que o livro apressa a evolução humana.

O livro mais antigo é o "livro dos mortos" do antigo Egito que data de 1800 a. C.. Nesse livro contém fórmulas que os antigos mortos deveriam levar quando da passagem para o outro mundo.



1.2.EVOLUÇÃO DO LIVRO:

Não resta dúvida que os livros mais antigos são as paredes das cavernas. Era o único lugar disponível em que o homem deixaria registrada a sua passagem pelo mundo.

Os textos mais antigos que existem são os que compõem "O livro dos Mortos". Eram escritos em papiro (uma planta) e guardados em potes de barros ou estojos de madeira.

O segundo material usado foi a argila na Mesopotâmia. Escrevia-se em placas de barro, de um lado e outro. Estas placas eram queimadas nos fornos. Estava pronto o livro.

Escreviam-se textos políticos, comerciais, religiosos numa escrita cuneiforme. A reunião destas placas formou bibliotecas. Foram encontradas bibliotecas com mais de 500 mil obras. Através destas placas ficamos sabendo da existência real da cidade de Nínive e do rei Assurbanipal no ano 650 a.C..Também descobrimos que houve um florescimento da literatura nessa cidade.

Na China a produção escrita aconteceu bem mais tarde. Eles usavam tábuas de madeira, escritas da esquerda para a direita e de cima para baixo. Mais tarde passaram a escrever em seda e no princípio do século II da era cristã, os chineses inventaram o papel.
Um outro modelo antigo era o uso de pergaminhos. Trata-se da retirada do couro do carneiro e depois de trabalhado, ele ficava como se fosse um magnífico papel. Este tipo de material ainda é usado hoje em diplomas do curso superior.

O livro evoluiu muito na idade média. Tudo era transmitido através dos livros. Gutemberg inventou a imprensa na idade média, imprimiu a primeira bíblia e o processo
de formação do livro atual estava pronto.

1.3.PROSA E POESIA:

Os textos literários dividem-se em duas partes: prosa e poesia. Qual a diferença? O que nasceu primeiro?
A poesia é a linguagem subjetiva, metafísica, vaga com o mundo interior do poeta. É um texto curto com orações e períodos curtos, onde sobressai a beleza, a harmonia e o ritmo.
A poesia é a mais velha composição do mundo. Ela serviu como material didático.

Com o surgimento do livro em placas de argila, começaram também as primeiras aulas. Tudo teria que ser decorado, pois não havia material onde escrever tudo e a toda hora. Nas casas-escolas, os alunos decoravam os poemas com os conhecimentos, números, gramática, filosofia, etc.

Com os livros de argila e o uso de poemas, poderiam-se transmitir muita coisa com pouco material. Estes livros ficavam nas bibliotecas, já que não se poderia carregar um livro de dez quilos pra lá e pra cá.

Prosa é a linguagem objetiva, usual, veículo natural do pensamento humano. A prosa pode ser escrita de diversas formas como: romances, crítica, novela, conto, etc.Vejamos as diferenças entre um texto em forma de poesia e outro em forma de prosa:
POEMA: Sobre a soleira da porta
da casa pegada à minha
vejo sentada, a vizinha
moça e bonita,que importa?
(Vicente de Carvalho)

PROSA:

Pero Vaz de Caminha tornou-se figura importante no descobrimento do Brasil por haver escrito uma carta ao rei D. Manuel relatando os acontecimentos ocorridos com a expedição desde a partida da Europa até o dia 1o. de maio de l500.

Temos muitas diferenças entre estes dois textos:
No primeiro temos:
1.Frases curtas;
2.Destaque para a beleza dos versos;
3.Uso de rimas: Porta x importa, minha x vizinha;
4.Uso de métrica - contagem de sílabas poéticas;
5.Texto escrito em forma de versos.

No segundo temos:
1.Frases longas, num só período;
2.Não há beleza no texto, somente a informação;
3.Texto objetivo: transmitir uma mensagem;
4.Não há métrica, nem rima, nem ritmo;
5.Texto escrito em forma de parágrafos.

1.4.POR QUE ESTUDAR LITERATURA:

A literatura é a continuação da língua. É a língua aperfeiçoada, instrumento de beleza. Quando vamos ao cinema, vamos nos divertir, relaxar, passar momentos de lazer e adquirir um mínimo de conhecimentos também. O mesmo acontece com a literatura, mas ela é bem mais do que isto. O que seria da história sem a literatura? E o seu filme preferido? E a sua novela? E o seu teatro? Estes trabalhos precisam primeiramente serem escritos e só depois transformados em outro tipo de arte.

Se não fosse a literatura, hoje seríamos todos ateus.Graças a Bíblia, que é um conjunto de obras literárias, hoje temos uma religião.

Se não fosse a literatura desconheciamos a existência das cidades de Nínive, Babilônia,Tróia e outras. Vários textos literários falam de um continente chamado Atlântida. Um dia a Arqueologia pode redescobri-lo. A Bíblia nos fala de duas cidades: Sodoma e Gomorra que ainda não foram encontradas.

Como é que sabemos dos usos e costumes dos povos antigos? Só através da literatura.


1.5.O QUE É LITERATURA:
Há várias definições para literatura:
a)É o conjunto de obras escritas de um povo com preocupações estéticas;
b)É saber usar a língua artísticamente, deixando transparecer a beleza, a harmonia e o estilo próprio de cada autor;
c)Escrever um texto artísticamente e com beleza.

A literatura procura mostrar o valor de um povo, seu sofrimento, seus anseios, alegrias, a descrição do país, suas lendas, crendices, tradições, etc.

O que pensariam as pessoas do ano 3 mil sobre o mundo de hoje? Como é que eles imaginariam nossa existência? Comíamos o quê? Falávamos como? Andávamos nus? Fazíamos cocô em qualquer lugar? Havia assassinato, roubos,suicídios,estupros? Éramos amáveis com nossos irmãos? A literatura que fizermos hoje, mostrará a eles a nossa realidade.

Todos os países possuem e possuíram uma literatura. Assim temos a literatura grega, a latina, a italiana, a brasileira.

Quem,por exemplo, já não ouviu falar em Romeu e Julieta, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Rei Édipo, Os Três Mosqueteiros? Não teríamos nada disso se não fosse a literatura.


1.6.A LINGUAGEM LITERÁRIA E A NÃO LITERÁRIA:
A linguagem literária é bem diferente da linguagem não-literária. A linguagem literária
é bela, emotiva, sentimental, trazendo as figuras de linguagem como a metáfora, a metonímia, a inversão,etc. Apresenta o fantástico que precisa ser descoberto através de uma leitura atenta.

A linguagem não-literária é própria para a transmissão do conhecimento, da informação, no âmbito das necessidades da comunicação social. É a língua na sua função pragmática, empregada pela ciência, pela técnica, pelo jornalismo, pela conversação entre os falantes.

Podemos estabelecer o seguinte confronto entre as duas formas:

LINGUAGEM LITERÁRIA LINGUAGEM NÃO-LITERÁRIA
Intralinguística Extralinguística
ambígua claro-exata
conotação denotação
sugestão precisão
transfiguração da realidade realidade
subjetiva objetiva
ordem inversa ordem direta

1.8.GÊNEROS LITERÁRIOS:
O estudo dos gêneros literários preocupa-se em agrupar as diversas modalidades de expressão literária pelas suas características de forma e conteúdo. Cada gênero pressupõe uma técnica, um estilo, um modo de ser do artista. A classificação básica dos gêneros compreende: o lírico, o épico e o dramático.

A)Gênero Lírico - Na Grécia Antiga a poesia era declamada ao som da lira, daí a origem da palavra lírico. Pela tradição literária esse instrumento passou a simbolizar a poesia.

No gênero lírico predomina o sentimento, a emoção, a subjetividade, a expressão do EU. É a manifestação do mundo interior através de uma visão pessoal do mundo.

O tema lírico por excelência é o amor, os demais lhe são,de certa forma correlatos: a solidão, a angústia, a saudade, a tristeza.
A linguagem lírica prima pela elaboração artística, mostra-se densamente metafórica, explora a sonoridade e o arranjo das palavras.

O lirismo identifica-se com a própria poesia, mas pode ocorrer num romance, num filme, num quadro e em outras formas de arte.


b)Gênero Dramático - A palavra drama em grego significa ação. O gênero dramático abrange os textos em forma de diálogo destinados à encenação.

Os fatos não são narrados como num romance, posto que os autores assumem papel das personagens diante de um público que assim é envolvido com os acontecimentos.

Uma peça é uma obra literária enquanto texto destinado à leitura. Por outro lado, enquanto espetáculo teatral depende dos meios técnicos empregados na apresentação: imposição de voz, maquilagem, cenário, figurino, iluminação.


c) Gênero épico ou Narrativo - Ao gênero narrativo pertencem aqueles textos em que alguém narra uma história, procurando retratar o mundo exterior.

Na antiguidade a forma narrativa consagrada era a épica em que se faziam relatos de versos sobre as origens das nacionalidades, os acontecimentos históricos que mudaram o curso da humanidade. Os heróis épicos eram personagens históricas ou semideuses que se destacaram por excepcionais façanhas. Cumpre ressaltar as mais célebres epopéias: a
Ilíada e a Odisséia de Homero; a Eneida de Vergílio; Os Lusíadas de Camões.

As formas narrativas modernas resultam da evolução do gênero épico. São elas: o romance, o conto, a novela e a crônica. O romance e a novela apresentam uma estrutura de múltiplos conflitos, em que se caracteriza a pluralidade de ações. Em contrapartida, o conto gira em torno de um único conflito, decorre disso a unidade de ações. A crônica, nascida das colunas dos jornais, exploram fatos da atualidade.

1.8.QUADRO DAS ESTÉTICAS OU ESCOLAS LITERÁRIA

PORTUGAL BRASIL

TROVADORISMO (1189-98/1418) 
HUMANISMO (1418-1857) 
CLASSICISMO(1524-1580) QUINHENTISMO(1500-1600)
a)Literatura Catequista
b)Literatura Informativa 
BARROCO (1580-1756) BARROCO(1601-1768) 
ARCADISMO(1756-1825) ARCADISMO (1786-1836) 
ROMANTISMO(1825-1865) ROMANTISMO (1836-1881)
Indianismo 
REALISMO(1865-1890) REALISMO(1881-1893) 
Naturalismo-Parnasianismo Naturalismo-Parnasianismo 
SIMBOLISMO(1890-1915) SIMBOLISMO(1893-1902) 
PRÉ-MODERNISMO(1902-1922) 
MODERNISMO(1915 até o momento) Modernismo(1922 até momento)

Origem da Escrita

Não se pode identificar uma única sociedade como sendo a primeira a desenvolver a escrita, pois em épocas muito próximas, vários povos criaram seus próprios métodos de representação gráfica. Por isso citarei alguns desses povos juntamente com suas formas de escritas.

Os sumérios habitavam a Mesopotâmia e sua escrita era cuneiforme. Este nome foi associado ao objeto com formato de cunha, auxiliador de seu desenvolvimento realizado em placas de barro ou argila.
Escrita cuneiforme

Os egípcios no Antigo Egito deram origem a duas novas formas de registros. Demótica, uma escrita mais simplificada; e Hieroglífica, mais complexa, formada de desenhos e símbolos. O papiro, produzido a partir de uma planta de mesmo nome, era uma espécie de papel utilizado pelos egípcios com a finalidade da gravação de suas escritas.
Escritas demótica e hieroglífica, respectivamente

O alfabeto latino, de onde descende nosso português, se origina da versão de um sistema de escrita modificado pelos gregos, anteriormente criado pelos fenícios com naturalidade da costa norte do Mar Vermelho, atual Líbano.

Alfabeto latino

Fonte:         Mundo Educação » História Geral » Origem da Escrita
                   Dr.Mário Carabajal - Presidente da Academia de Letras do Brasil - Especialista em Metodologia da Pesquisa Científica/UFRR



A carta de Caminha nos dias de hoje
(revisado e adaptado)
 Alteza da galáxia,

Peço humildes desculpas por ter de lhe enviar esta mensagem eletrônica neste dia, incomodando vossa excelência com tão insignificante assunto, contudo, gostaria de relatar que após nossa saída do sistema Gregor, 200 bilhões de anos luz atrás, depois de uma longa curva para evitar um buraco negro na galáxia de Egyti, chegamos a uma galáxia jamais explorada. Informo que esta vossa frota de naves encontrou num canto muito distante de vosso universo, perdido em uma galáxia de um só Sol, um pequeno planeta azul que resolvemos chamar de Água, pois este é o nome do líquido de cor bonita que mais existe neste lugar. Além de muita água (o tal líquido que cobre 80% da superfície do planeta), existe uma população de seres que se denominam “humanos”, classificação que, me parece, visa diferenciá-los dos outros seres, aos quais chamam de “animais”.

Estes seres humanos são muito estranhos, usam por cima da pele uma camada de tecido, que chamam “roupa”, para protegê-los do clima do planeta porque aqui não se pode controlar a temperatura do ar. Os povos são divididos pelo planeta em regiões de características topográficas e climáticas relativamente uniformes, delimitadas por fronteiras às quais os nativos dão o nome de países, os povos destas unidades de terra falam línguas diferentes umas das outras e não-raro entram em guerra por recursos naturais ou por dinheiro, unidade de valor que os nativos usam para adquirir bens. Parece não lhes ter ocorrido que a unificação dos territórios e idiomas lhes traria mais vantagens evolutivas. Outra característica interessante destes seres é que são muito dóceis para conosco e aceitam nossa amizade e aproximação em troca de um simples diagramador estelar ou um rélis relógio atemporal. Penso que será fácil convencê-los de vossa santa intenção de trazer para este planeta nossa tecnologia que está a muitos bilhões de anos luz a frente da que eles possuem.

Um caso particularmente engraçado ocorreu com nossa chegada, um ser vestido de forma que nos pareceu mais formal que a dos demais veio até a nave mestra e nos fez menção de boas vindas, acredito que este seja o líder do país no qual aterrissamos. Convidamos o referido ser para adentrar a nave e lhe mostramos um orniturrarium eletrônico, ele apontou para o protótipo e para sua terra, como que quisesse dizer que na terra haviam orniturrariuns ou similares. Quando lhes mostramos uma bactozeia o alienígena teve medo e nem quis tocá-la, trata-se de um povo muito ignorante.

O planeta está se deteriorando e os seres que aqui vivem não parecem estar preocupados com isto, tanto que estão poluindo a água de que precisam para sobreviver, o ar que eles respiram também está poluído em grande parte na busca de produzir mais para conseguir mais dinheiro. O planeta possui grande extensão de áreas verdes que estão sendo destruídas para a construção de mais unidades produtivas. O espaço do planeta é muito mal utilizado, a maioria das pessoas vive aglomerada onde estão concentrados os centros de produção e existem vastas áreas vazias. Me parece que as pessoas daqui gostam muito de ficar aglutinadas. Estamos voltando e levando conosco um ser deste estranho e atrasado planeta para que possamos estudá-lo. Deixaremos aqui uma de nossas naves com tripulação para que outros povos saibam que este planeta pertence à Vossa Alteza.

Desculpo-me mais uma vez pelo incômodo e termino minha mensagem com votos de longa vida ao Rei.
 
SE PERO VAZ DE CAMINHA VIESSE AO BRASIL HOJE...
(adaptado)

"Olá, meu amado rei. Aqui quem fala é Pero Vaz. Está me ouvindo bem? Peguei emprestado o celular de um nativo aqui da nova terra. Tudo bem, o capitão Pedro está mandando um abraço. Chegamos na terça-feira, 21 de abril, mas deixei para ligar no domingo porque a ligação é mais barata. É, aqui tem dessas coisas...
Os nativos ficaram espantados com a nossa chegada por mar. Não acharam que éramos deuses, majestade; acharam que éramos loucos de pisar em um mar tão sujo...
A ligação está boa?
Pois é, esta terra é engraçada. Tem telefonia celular digital, automóveis importados, acesso gratuito à Internet, mas ainda tem gente que morre de malária, e está cheia de criança barriguda de tanto verme. É meio complicado explicar...
Se já encontramos o chefe?
Olha, rei, está meio complicado. Aqui tem muito cacique para pouco índio. Logo que chegamos em Porto Seguro tinha um cacique lá que dizia que fazia chover, que mandava prender e soltar quem ele quisesse. É, um cacique bravo mesmo...
Mais para o Sul encontramos outra tribo, uma aldeia maravilhosa e muito festiva, com lindas nativas quase nuas. (...)
Como vossa majestade pode perceber, é uma terra fácil de se colonizar, pois os nativos não falam a mesma língua. Sim, são pacíficos, sim. É só verem um coco no chão para eles começarem a chutá-lo e esquecerem da vida.
Sabem, sabem ler, mas não todos. A maioria lê muito mal e acredita em tudo que é escrito. Vai ser moleza, fica frio.(...)
Olha, preciso desligar. O rapaz que me emprestou o telefone celular precisa fazer uma ligação. Ele é comerciante. Disse que precisa avisar ao povo que chegou um novo carregamento de farinha.
Engraçado... Eles ficam tão contentes por trabalhar... A cada mercadoria que chega eles sobem o morro e soltam rojões.
É uma terra muito rica, majestade. Acho que desta vez acertamos em cheio!
Isso aqui ainda vai ser o país do futuro..."
http://web.archive.org/web/20070818025511/http://www.minerva.uevora.pt/aventuras/brasil/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pra ver se cola - Los Hermanos

Antigamente